VENHA NOS CONHECER

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
Blog criado por Médicos Veterinários para trazer informações sobre saúde animal e novidades do mundo pet. CENTER VET VETERINÁRIA NOVOS CONTATOS: 3525-5601 8128-9267 9661-5202

12/05/2010

Patas - Acidentes por picada de abelhas


Os acidentes por múltiplas picadas de abelhas em animais passaram a ser notificados a partir da introdução de abelhas africanas no Brasil em 1957.

Sabe-se que após cerca de 20 minutos da picada, 90% do conteúdo do reservatório de veneno da abelha são liberados. A maioria das picadas ocorre na boca, olhos e focinho.

Nos casos mais leves, os animais podem apresentar apenas inchaço e dor local. Nos mais graves, os pacientes podem apresentar náuseas, vômitos, aumento da temperatura corporal, fraqueza, hipotensão, edema pulmonar, taquicardia e perda da consciência. Quando o animal recebe muitas picadas, dependendo do tipo de abelha envolvida no acidente, a morte pode ocorrer de forma muito rápida pois alguns venenos podem ser extremamente tóxicos .

Na ocorrência de um ataque por abelhas, o animal deverá ser levado imediatamente a um pronto-socorro veterinário para atendimento emergencial e retirada dos ferrões.

É IMPORTANTE LEMBRAR DE ALGUNS PONTOS MUITO IMPORTANTES:


  • As abelhas consideram os cães como predadores, já que são considerados por elas como animais barulhentos (emitem vibrações), além de emitirem odores e calores. Por este motivo, antes de confinar um animal (seja qual for a espécie) você deve inspecionar o local para ver se está tudo certo!

  • Segundo pesquisas, os animais de cores escuras estimulam os ataques mais do que os de cores claras.

  • Diante de um acidente, não fique esperando...Procure imediatamente um Médico Veterinário.