VENHA NOS CONHECER

Minha foto
Rio Claro, SP, Brazil
Blog criado por Médicos Veterinários para trazer informações sobre saúde animal e novidades do mundo pet. CENTER VET VETERINÁRIA NOVOS CONTATOS: 3525-5601 8128-9267 9661-5202

30/04/2010

Patas - Fraturas em pequenos animais


FRATURAS EM PEQUENOS ANIMAIS
Uma fratura pode ser definida com o a quebra de um osso. A fratura pode ocorrer devido a um traumatismo (acidente) ou devido ao enfraquecimento do osso causado por uma doença (fratura patológica).
Em geral, as fraturas ocorrem devido a acidentes ocasionados por veículos automotores, ferimentos graves por armas de fogo, quedas de alturas elevadas, brigas, mordeduras de outros animais e, infelizmente, também por atos de crueldade contra os animais.
Aos olhos do proprietário, uma fratura é algo extremamente assustador e é natural que todos fiquem ansiosos para que o tratamento seja prontamente iniciado. Porém, sabe-se que o Médico veterinário deve colocar em primeiro plano as lesões que podem colocar a vida do paciente em risco. Sendo assim, é importante que animais acidentados sejam submetidos a radiografias (tórax, bacia e outros conforme cada caso) e Ultrasonografia abdominal com o objetivo de detectar sinais de hemorragias internas.
Após todos os procedimentos necessários para a estabilização do paciente acidentado, é hora de avaliar a melhor conduta para o tratamento da fratura em questão. Neste momento, a radiografia é um recurso fundamental para a avaliação de uma fratura. Através deste exame é possível confirmar o diagnóstico clínico, determinar as características da fratura e demonstrar a posição dos fragmentos ósseos, bem como decidir pelo melhor tipo de tratamento.
A redução de uma fratura refere-se ao processo de recolocação dos segmentos fraturados em sua posição anatômica original. Para este fim, podem ser utilizados diversos recursos como a imobilização através de talas e procedimentos cirúrgicos para a colocação de pinos, parafusos, fios de cerclagem e outros.
É importante ressaltar que, assim como nos humanos, a fisioterapia desempenha um importante papel no sucesso do tratamento.